Curiosidade sobre moda: sabia que essas bonecas de aspecto estranho para os padrões estéticos de hoje, por volta de 1860, eram consideradas bonecas “fashion”? Isso mesmo, os estilistas daquela época vestiam peças “Couture” em miniaturas, que eram confeccionadas na França e enviadas para os demais países da Europa.
Homens e mulheres da aristocracia recebiam várias opções, e depois da escolha, realizavam os seus pedidos. Tudo era produzido sob encomenda, com total exclusividade!
Repare que as peças eram reproduzidas nos mínimos detalhes, inclusive, acompanhando as tendências de acessórios, cabelos e maquiagem da época. Era uma forma diferenciada que os designers utilizavam para divulgar seus trabalhos.
Enquanto isso acontecia na Europa, algumas peças eram enviadas para os Estados Unidos, que na época não tinha as menores condições financeiras de consumir esse tipo de trabalho, então as bonecas passaram a servir de inspiração para que estilistas americanos produzissem looks parecidos, levando as tendências europeias para as ruas da América. Legal né?!

Imagens: Divulgação.