Por:  Camila Araujo, de Madrid.

Não tem como renegar: a literatura de William Shakespeare é intensa e envolvente. Ainda mais quando encenada por atores espanhóis super conceituados. Aí, não tem mesmo como evitar e se entregar ao clássico romance cortês e as tramas familiares mais cruéis.

No final do ano passado, a peça Sueños y visiones del rey Ricardo III: la noche que precedió a la infausta batalla de Bosworth, uma adaptação dramatúrgica de William Shakespeare feita com maestria pelo dramaturgo e diretor teatral espanhol, José Sanchis Sinisterra, encantou a todos que passaram pelo Teatro Español, em Madri.

Encantada com a sinopse, fui prestigiar esse espetáculo encantador e aclamado pela crítica teatral espanhola, pelo seu êxito como adaptação de um clássico.

A mescla da composição cênica dá um quê de real, sai um pouco do âmbito teatral e aponta a momentos cinematográficos. O palco, repleto de iluminações especiais e super elaboradas, junto a figura dos atores dá um ar de translucidez e releva espectros dos mesmos, transportando todos os espectadores ao momento do sonho e convidando-os a compartilhar as sensações e emoções vividas nesses instantes.

A capacidade de encenação dos atores é realmente algo inquestionável. Grandes ícones do cinema espanhol fazem parte desse elenco, que somando os anos de experiência resultam muito mais que um século.

Juan Diego interpreta Ricardo III, o monarca cruel que chegou ao trono a base de muita manipulação e oportunismo, sem nenhuma piedade. Ele se voltou contra a própria família em busca da sede insaciável por poder. A peça (que infelizmente já saiu de cartaz) encantou por seu enredo envolto em tramas familiares sanguinárias e trouxe a tona as reflexões da própria víbora, Ricardo III, que por vezes chega a questionar o seu destino e as suas ações.

Agora, saboreie a vibração e intensidade dramática desses atores espanhóis impressionantes:

Nossa correspondente:
Camila Araujo é jornalista e atualmente vive em Madri. É amante da culinária espanhola e divide o seu tempo como colaboradora do Zankyou Brasil.

Imagens: Divulgação