É com imensa alegria e satisfação, que anuncio o BODY COLOR FESTIVAL. Um projeto maravilhoso, idealizado pelo artista Marco Aurélio Soares, da Confraria dos Alquimistas. O evento que rola no próximo domingo, 29, tem como objetivo unir e propagar a arte e a maquiagem corporal!

Fiquei muito honrada com o convite do Marco, para participar de forma tão intensa deste projeto; primeiro, posando como modelo para o teaser (veja o vídeo abaixo) e também, como parte do júri que irá avaliar o trabalho a ser realizado pelos maquiadores participantes do concurso.

A minha honra se deve por eu ter trabalhado como maquiadora durante anos e nunca ter encontrado a possibilidade de expandir a minha arte além da maquiagem comercial na cidade de Sorocaba, e agora poder apoiar um projeto como este é participar de uma conquista não só pessoal, mas da cidade, que está expandindo criativamente graças ao trabalho de muitos artistas e maquiadores!

Body Color Festival Marília Bar

Pintura de Marco Aurélio Soares em mim.

Um pouco de história: como sabem, a maquiagem vai muuuito além da que usamos nos eventos sociais; trata-se de uma forma milenar de expressar sentimentos e emoções. Acredita-se que que a sua origem seja muito mais antiga que o Egito, pois há registros do seu uso lá na pré-história, onde os homens já usavam este artifício para amedrontar a sua caça e em brigas por território com outras tribos nômades. Também era muito utilizada na prática de rituais xamânicos, cultos à fertilidade ou funerais.

Já no Egito, a maquiagem ganha uma conotação de status e poder, sendo utilizada principalmente pelos faraós, de forma única. Já a chegada da maquiagem à Europa, se deu com as caravanas de comércio que chegavam em Roma, mas o seu uso foi alvo de controvérsias e questionamentos religiosos e filosóficos atendo-se apenas às cortesãs por um bom tempo, até que durante a época das Cruzadas Medievais, retomaram o seu uso para demonstrações de poder, sendo utilizada novamente na história, para amedrontar os inimigos.

Em seguida desse período, os nobres e poderosos redescobriram a aplicação da maquiagem para demonstrar as suas posições sociais, diferenciando-se dos seus subordinados através da pele esbranquiçada, das bochechas rosadas e dos batons nos lábios, para garantir a sedução! Se deixar, eu falo sobre isso por aqui, até domingo… hahaha

Então vamos retomar o assunto já com mais informação sobre esta linda e misteriosa arte que é a maquiagem! Espero todos vocês lá, para desfrutarmos deste evento que está sendo organizado com muito amor e vem cheio de atrações bacanas, como o DJ Rogério Sarda, mandando um som do Mangue Beat à Bossa Nova e delícias da casa, como o famoso Caldo Afrodisíaco Vegano + Lanches Vegetarianos e a super querida Hora Poética com microfone aberto. Tudo isso e claaaaro, os maquiadores/artistas convidados: Karla Meneses, Bárbara Ariadene Trombini e Vitor Marfil que irão arrasar em suas performances!

AH!!!! Como todo projeto que eu apoio, este também tem cunho social. E já que o inverno está chegando, pedimos a sua colaboração doando um agasalho para a “Instituição Lar dos Pequeninos” na entrada do evento. Qualquer dúvida sobre as doações, pode ser esclarecida direto com a Ângela, que é responsável pelo lar. Fone: (15) 9.9634.2534.

SERVIÇO:
Body Color Festival
Data: 31 de maio
Horário: 17h às 23h
Local: Confraria dos Alquimistas
Endereço: Rua Jorge Kenworthi, 111
Entrada: R$7 + doação de agasalho

Apoio:
WALLS Graffiti, Urban Arts, Confraria dos Alquimistas, Raízes Produções, Ideia Coletiva e Closet Blog.