No ano passado, eu participei da primeira edição da 1ª Semana de Comunicação da Faculdade ESAMC Sorocaba e o tema da minha palestra foi “Blog de Moda. Dá pra viver disso?”, onde tive a oportunidade de falar sobre como desenvolver e manter um blog do segmento para os estudantes dos cursos de Moda e Jornalismo.

A primeira edição do evento foi um sucesso e novamente, recebi o convite da ESAMC para compartilhar a minha experiência com os alunos. O tema central deste ano, foi o comportamento em suas mais variadas interpretações, seja da sociedade, do consumidor ou das empresas.

O assunto abordado em minha palestra foi “Jornalismo de Moda: Crítica, comportamento e sociedade”, onde falei sobre as diversas áreas de atuação no Jornalismo de Moda e o papel essencial de cada profissional, seja ele editor, crítico de moda, produtor (sim, jornalista de moda também atua como produtor nos editoriais das revistas, por exemplo!) ou assessor de imprensa (figura de suma importância para as grifes de moda); e expliquei um pouco sobre a função que cada um desses perfis profissionais exerce…

Jornalismo de moda Marília BarDepois desta introdução, falei sobre o senso crítico, algo muito valioso e que anda se perdendo com a vulgarização da internet. O senso crítico é fundamental para quem trabalha com comunicação, pois é através dele que conseguimos filtrar as ideias e pensar com propriedade e opinião sobre determinado assunto.

Em seguida, partimos para o pensamento sobre a relação da moda com o comportamento, afinal, ela é um dispositivo social muito amplo, que abrange a individualidade do ser e ao mesmo tempo tem o papel de integrar as pessoas em determinado grupo social. Eu poderia ficar horas falando sobre isso, inclusive aqui no blog, mas isto eu deixo para um próximo post! hihihi

Estudantes comunicação ESAMC PALESTRA MARÍLIA BARE para finalizar o assunto, eu comentei sobre a importância do profissional de comunicação manter-se atualizado, saber profundamente o sobre o que vai escrever, conhecer o seu público alvo e apurar muito bem a fonte de informação, já que hoje a internet é a maior fonte de mentiras do mundo e pior: voltando ao assunto sobre comportamento humano, destaquei um grande problema que tenho observado, que é uma grande parcela de pessoas com preguiça de checar a informação, tomar aquilo como verdade e sair comprando briga e discussões tão homéricas quanto desnecessárias com os seus amigos…

Marília Bar Connect Esamc Maurício Marra

Marília Bar recebendo o Certificado de participação do #ConnectEsamc do diretor Maurício Marra

Fica a reflexão para quem não participou do #ConnectEsamc e o gostinho de quero mais para o ano que vem! Espero que tenham gostado e caso tenham interesse, deixem os seus comentários e opiniões aqui no post que eu vou amar falar mais sobre o tema!

Abaixo, o material de apoio que utilizei durante a palestra, caso alguém queria consultar! Beijos e muito obrigada aos que participaram e a ESAMC, pelo convite! ;)

mbar_connectesamc_2015

Imagens: JF Assessoria de Imprensa | Design da apresentação: FENG Apresentações.