ZÉ MENINO CORTE & CIA

Zé Menino, proprietário do Corte & Cia.

Quem me acompanha nas redes sociais e vê os meus posts sobre beleza, já percebeu que eu sempre falo do Corte & Cia. E não é à toa: o salão de beleza está entre um dos melhores e mais completos da região. E para atender o pedido de alguns leitores/fãs do salão, eu fui bater um papo com o Zé Menino, mentor da linda história que nós vamos discorrer ao longo deste post…

Zé Menino começou a sua trajetória, literalmente um menino. Aos 7 anos, ele levava o almoço para o pai, que trabalhava em uma barbearia. Lá ele passava a tarde engraxando os sapatos dos clientes, sempre de olho no trabalho do pai. Aos 12 anos, foi incentivado a trocar as flanelas pelas navalhas e passou a fazer a barba dos frequentadores do salão.

“Para me motivar, o meu pai me pagava o valor integral do trabalho. Foi quando eu pensei: ‘isso aqui é bom demais!’ Entendi o espírito da coisa e abracei a oportunidade.”

Daí em diante, Zé Menino nunca mais parou. Com espírito empreendedor, já pensava em algo maior e foi através de muito trabalho, que em 1983, inaugurou o salão Corte & Cia, que teve seu primeiro endereço no Sorocaba Shopping, seguindo para o Iguatemi Esplanada (antigo Esplanada Shopping) no ano de 1991 e finalmente, instalando-se em um belo prédio de cinco andares, no bairro Campolim.

Todas essas mudanças, foram necessárias para acompanhar o crescimento da exigente clientela, sempre oferecendo muito conforto e segurança. Além de tratar cabelos infantis, masculinos e femininos com as mais modernas e variadas técnicas, o conceito que envolve o nome Corte & Cia remete aos diversos serviços que o salão oferece, como manicure, depilação, maquiagem, dia dos noivos, estética e massagens.


Mas este conceito vai além! O salão possui um centro técnico que visa capacitar e especializar a mão-de-obra. Saiba porque: “A nossa profissão é carente de formação. Existem diversas escolas no mercado, no entanto, os cursos são de curta duração. Imagine se uma escola oferecer um curso completo, com um tempo estimado em 4 anos? Ninguém vai querer! Então o conteúdo e a prática, foram enxutos para atender essa demanda.” Diz ele.

Ao longo do tempo, Academia Corte & Cia já selecionou e formou inúmeros profissionais de grande talento. Eles são inseridos estrategicamente na equipe do salão, que colabora no aperfeiçoamento das técnicas e garante a excelência dos serviços executados por estes profissionais, através de cursos didáticos e um acervo próprio, que inclui livros e vídeos técnicos nacionais e internacionais super atualizados!

Veja que dado interessante (e assustador):

Em média, de cem profissionais que entram no mercado, apenas dez, vinte deles, continuam na profissão. Então, se o aluno recém formado, não cair na real de que não está totalmente capacitado para trabalhar no mesmo nível de profissionais mais experientes, ele desiste no meio do percurso.

Outra observação muito importante feita por ele, é com relação aos que percebem a necessidade de aprimorar-se ainda mais. Se você é da área, anote a dica: “O caminho é entrar em um salão grande, para conviver com os mais experientes, ou assumir a necessidade de um novo aprendizado. Esta é uma profissão de ofício. Antigamente éramos chamados de “oficial barbeiro”, “oficial cabeleireiro”, que quer dizer: trabalho que requer técnica e habilidade específicas.” – Explica Zé Menino.


Com o passar do tempo, o verdadeiro sentido do termo ofício perdeu-se, devido à necessidade vorás do mercado, que exige que tudo seja muito rápido, dificultando que os novos profissionais tenham tempo de absorver conhecimentos mais profundos sobre os inúmeros assuntos que envolvem o termo. É como se fosse o “fast-food” da beleza. Então fica a dica: escolha bem os profissionais que vão cuidar da sua beauté! ;)

ONDE ENCONTRAR:

Fone: (15) 3233-3773
Site: corteecia.com.br
Facebook: fb.com/Pagconectoficial
Endereço: Rua Ilda do Amaral Cussiol, 55 – Campolim | Sorocaba-SP.

Imagens: Closet Blog / Divulgação.