Marcada por exposições de sucesso que movimentaram as três primeiras edições do circuito paulistano Design Weekend (DW!), a by Kamy chega à 4ª edição explorando diferentes vertentes da Natureza Geométrica, que vai até 16 de agosto.

Em constante transformação, a natureza é a mais pura e perfeita geometria da vida, em todas as suas formas; seja ela orgânica ou não, em cada contorno; das estampas em uma paleta infinita de cores, dos tamanhos suntuosos aos invisíveis e até mesmo do volume, ou mesmo de sua ausência. Geometria entende-se por todo um conjunto de simetria e organização, forte e muito expressiva no que diz respeito às formas e desenhos. Os maiores filósofos gregos acreditavam que em tudo havia um sentido geométrico e matemático. O mesmo ocorre com o design.

Incorporar geometria ao design se torna algo inevitável e perceber como esta geometria está intrínseca na natureza possibilita ao design muito mais originalidade. E é com essa visão, reflexão e novo olhar, que a By Kamy abre sua exposição.

“Se olharmos a nossa volta, a natureza está presente tentando sobreviver em meio às cidades. A tecnologia está em constante avanço, mas o mecanismo natural existente em cada ser vivo, em cada floresta é tão ou mais complexo do que estes avanços. O caminhar da natureza é simples, próprio e mantém um ritmo inacreditavelmente funcional sem nenhuma interferência”, contextualiza a designer de tapetes e curadora da exposição, Francesca Alzati.

Exposição: Diretrizes dos Sábios

Este ano, o ponto alto da exposição é comandado por um time de artistas com mais de 60 anos que deixam há décadas suas assinaturas e geometrias nas artes e no design. São eles: Zizi Carderari (60), em parceira com Vera Marques Domingo, expondo criações carregadas de sensibilidade em mantas produzidas em Minas Gerais, com formas que remetem a obras centenárias; Newton Mesquita (66) que exibe seu surpreendente acervo de criações, como o painel criado em 1987, que ficou exposto durante anos na loja da Varig, em New York, além de outras peças inéditas, como a mesa piscina; Cristine Yufon (nascida na década de 20) expõe obras que mesclam metais e raízes com formas orgânicas, além de painéis com frases de sua autoria; Emanuel Araújo (73) terá uma grande escultura que ficará no espaço principal da mostra, além de outros itens de seu acervo pessoal; Osmundo Teixeira (61) realizará uma instalação misturando flores e formas orgânicas de cerâmicas na Tulipa, localizada na parte central da by Kamy; Renata Rubim (67), designer de superfície, criou dois tapetes que serão lançados durante a exposição. Assim como Anésia Freire (88), que preparou tapeçarias e mantas utilizando técnicas antigas e tradições familiares, unidas a modernidade dos fios de cobre.

Exposição: Diretrizes dos Jovens

Os jovens de hoje tem pressa, estão acostumados com a agilidade e a rapidez do mundo moderno, com criações que são imediatas, sempre com vontade de inovar e fazer acontecer. A Dinâmica dos Jovens expõe a obra de artistas mais novos, tais como: Francesca Alzati, Sergio Matos, Giuliana Lunardelli, Lorena Prado, Kadu Lopes e Luis Fronterotta. A designer da marca e idealizadora do projeto, Francesca Alzati apresenta uma linha de tapetes inéditos, que unem as formas geométricas com o design natural das fibras que compõe os produtos; as peças tem origem do Nepal, Índia e Brasil. A natureza estará mais que presente nas criações do designer Sérgio Matos, que levará para a mostra as suas mais recentes obras, com uma temática bem brasileira. Para esse ano, ele apresenta sua linha inspirada na Amazônia, produzida pelos índios locais.

O jovem fotógrafo Kadu Lopes, com referências da arte existente na natureza, retratará a geometria que está por trás dela. Giuliana Lunardelli e Lorena Prado apresentam peças que serão incorporados à linha de produtos da by Kamy. Para finalizar, Luis Fronterotta, recepcionará os convidados com um cenário lúdico, natural, geométrico e orgânico, logo na entrada da loja.

Diretrizes do Sábios  + Diretrizes do Jovens  = Natureza Geométrica

O equilíbrio entre o antigo e atual representa a evolução do design, de como as criações são compostas e vem se transformando ao longo do tempo. Apenas conhecendo o que se passou, pode-se entender o que está acontecendo no presente, além de imaginar e idealizar o futuro.

Seguir padrões e formatos não faz parte do DNA da by Kamy. Por isso, a marca vai de um extremo a outro para, este ano, exibir a experiência da maturidade combinada à inquietude da juventude.

“Acreditamos que no momento atual, todos nós precisamos de mais geometria em nossas vidas, ditadas pela própria natureza. Entendemos isso como uma maneira de evolução e também como um pedido de certezas.” conclui Francesca.

Veja como foi a preparação da exposição:

Não deixe de visitar a exposição Natureza Geométrica. Confira a prévia pelo tour 360° clicando AQUI

SERVIÇO:

Data: de 11 a 16 de agosto
Horários: de 11 a 14 de agosto, entre 10h e 19h; dia 15, sábado, das 10h às 17h e domingo, dia 16, de 10h às 14h.
Local: by Kamy Maison, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1147.
Fone: (11) 3081-1266
Entrada: Grátis!

Imagens: By Kamy.