Que tal fazer uma visita ao Uruguai sem sair do Brasil?! Esta é a proposta do magnífico El Tranvía, – restaurante do grupo La Tregua – que apresenta um vasto cardápio, composto por pratos típicos da gastronomia do país. Eu estive no almoço oferecido à imprensa e garanto que é possível sentir-se no Uruguai através de uma viagem pelos sentidos, explorando os sabores e os prazeres que uma boa mesa pode proporcionar!

No comando deste agradável encontro, ninguém menos que o enólogo Daniel Pisano, que junto de seus irmãos, lidera a vinícola fundada em 1914 por sua família. Segundo especialistas no assunto, a Bodega Pisano é considerada o melhor produtor de vinhos do Uruguai e recentemente, fechou uma parceria com o grupo La Tregua, lançando uma carta com rótulos que você só encontra no restaurante.

Os diretores do Grupo La Tregua: Alexandre Furini e Juan Fontana com Daniel Pisano (centro).

Os diretores do Grupo La Tregua: Alexandre Furini e Juan Fontana com Daniel Pisano (centro).

Uma breve história: A parceria entre a vinícola e o restaurante começou quando Daniel Pisano, amigo de longa data dos sócios do La Tregua, resolveu presenteá-los com um vinho que levava o nome do grupo estampado em seu rótulo. Eles gostaram tanto, que pediram para a vinícola desenvolver uma bebida especial para abastecer os seus restaurantes e hoje quem fica com o presente somos nós, pois o vinho deles é de fato, dionisíaco!

Somos de uma família italiana e desde sempre, apaixonados por vinho. Nossa busca pela qualidade e pelo melhor vinho do mundo é incansável. Trabalhamos com as melhores uvas para oferecer vinhos saborosos, aromáticos e inesquecíveis.” – Conta Daniel Pisano.

Durante o almoço, degustamos o La Tregua (60% Tannat e 40% Cabernet Sauvignon) e o La Tregua Reserva (80% de Tannat e 20% de Cabernet Sauvignon) ideais para harmonizar com uma novidade exclusiva da casa, o Bife Montevideo, que na ocasião foi servido companhado de risotto de aspargos. Este é um corte de carne especial, assado lentamente na brasa à lenha e temperado apenas com sal refinado, para ressaltar ainda mais o seu sabor.

O resultado é um corte macio e muito suculento. Aliás, para quem não conhece o restaurante, a sua especialidade são as carnes. O processo de escolha começa até três anos (isso mesmo!) antes de chegarem à mesa. Gabriel Mihaly, o gerente geral da rede, explica sobre o processo:

É uma carne especial, que leva o nosso selo e tem o nosso padrão de qualidade. Acompanhamos todo o processo de perto e trabalhamos com raças irlandesas, como a Angus. Devido à geografia plana do país e a alimentação natural, o animal do Uruguai tem uma carne mais macia e textura diferente do que as encontradas no mercado brasileiro.”

Nas fotos abaixo, o maravilhoso Bife Montevideo sendo preparado, os diferentes rótulos de vinho apresentados durante o evento, a torta de alfajor de sobremesa, e o super simpático Daniel Pisano:

E para finalizar, gostaria de elogiar à toda equipe do restaurante pelo ótimo atendimento e carinho, especialmente ao Mauro Etchandy, pela excelente recepção e administração da casa.
Tudo impecável e de muito bom gosto. Recomendo!

Com Daniel Pisano e a excelente equipe do El Tranvía!

Com Daniel Pisano e a excelente equipe do El Tranvía!

ONDE ENCONTRAR:

El Uruguayo – Alphaville
Local: Av. Copacabana, 166, Alphaville
Informações e reservas: (11) 4195-6784

El Tranvía – Unidade Campinas
Local: 3º piso do Iguatemi Campinas
Informações e reservas: (19) 3294-1345

El Tranvía – Unidade Sorocaba
Local: Ala Sul do Iguatemi Esplanada
Informações e reservas: (15) 3243-9221
Formas de pagamento: dinheiro e cartões de crédito ou débito (todos)
Horário: De segunda a quinta-feira, das 11:45 às 23:00 hs. | Sexta e sábado, das 11:45 à 00:00 | Domingo, das 11:45 até 22:30 hs.

Outros endereços, AQUI!

Maaas se você preferir, também pode comprar outros vinhos da Bodega Pisano na internet!
Acesse o site da Mistral, basta um clique AQUI!

Imagens: Marcos Ferreira / Closet Blog.