Estamos cansados de saber, que um dos maiores problemas do nosso Brasil, é a (falta de) educação. O nosso sistema foi idealizado há muito tempo, e pouca coisa mudou de lá pra cá. Professores desvalorizados, estruturas precárias e uma metodologia de ensino que pouco explora o potencial dos alunos.

E a gente sabe também, que sem uma educação de qualidade, a nação não evolui! Pensando nisso, Cristina Frange, Rodrigo Equi e Gabriela Nunes (Gabo), idealizaram o Projeto SEI, que apresenta uma proposta inovadora para melhorar os níveis de educação do país.

Quem acompanha o Closet Blog, sabe que sempre apoiamos e incentivamos projetos sociais sérios e que possuem a finalidade de fazer o bem ao Brasil, então bora conhecer e ajudar a propagar esta ideia? – Este projeto é totalmente realizado de forma autônoma, ou seja, sem a ajuda de órgãos governamentais e merece o nosso total apoio! :)


O PROJETO:

O modelo de educação e de escola adotados majoritariamente no Brasil e no mundo surgiu há aproximadamente 300 anos. A Escola foi estruturada de maneira parecida a uma fábrica do século XIX e a pedagogia de grande parte das escolas brasileiras segue esse modelo até os dias atuais.

Há muita discussão sobre o verdadeiro papel da educação e a função da escola. Ainda vivemos a educação escolar brasileira como uma longa trajetória para chegar ao vestibular e ao mercado de trabalho

Onde estão os espaços de educação inovadores do Brasil, que funcionam de maneira diferente ao modelo estabelecido há 300 anos? Iniciativas educacionais que buscam a promoção do pleno desenvolvimento dos educandos? Quais escolas realmente oferecem uma educação integral, que foque nas múltiplas habilidades do indivíduo, e ultrapasse os limites da educação focada exclusivamente no desenvolvimento cognitivo? Onde podemos encontrar espaços educativos comprometidos com a formação de pessoas autônomas, que sabem o que desejam e buscam por seus objetivos com responsabilidade e resiliência?

Inquietos com essas indagações, o GRUPO SEI decidiu encontrar Sistemas educacionais inovadores e apresentá-los às pessoas em formato de mini documentários. Assim, pais e responsáveis que tenham interesse, podem encontrar alternativas à educação tradicional, educadores podem recorrer a conteúdos inspiradores que colaborem com a sua prática profissional, gestores públicos, organizações da sociedade civil, fundações e ao público geral, podem aproximar-se de práticas educacionais brasileiras, que colaboram para a transformação social do país no século XXI.

Metologia

Inicialmente é feito um levantamento das práticas educacionais inovadoras no Brasil. As pesquisas são feitas por meio de visitas, entrevistas, internet, livros, filmes, projetos acadêmicos, e indicações feitas nas próprias escolas inovadoras visitadas e no site do SEI. Ou seja, este é um projeto vivo, que pode encontrar novas práticas inovadoras no meio do caminho que não estavam pré selecionadas. Os locais são selecionados a partir dos seguintes critérios:

– Protagonismo infantil/juvenil, familiar e comunitário: Espaços de educação que promovam o debate crítico, a escolha, a responsabilidade e a ação das crianças, jovens e familiares dentro do espaço educacional e da comunidade.

– Gestão democrática: Corresponsabilidade dos pais e responsáveis, e dos educadores na formação do projeto político pedagógico e na tomada de decisões.

– Promoção do desenvolvimento integral: O desenvolvimento das diversas dimensões do desenvolvimento humano: físico, intelectual, social, emocional e simbólico.

– Promoção da sustentabilidade social, ambiental, econômica e cultural.

– Valorização da mediação de conflitos e da cultura de paz.

– Valorização das necessidades individuais das crianças/adolescentes.

– Valorização da diversidade.

Em seguida, são realizadas as filmagens e o grupo trabalha com as imagens gravadas, disponibilizando o produto final no site e no canal youtube do SEI.

ONDE ENCONTRAR:

Se interessou pelo projeto e quer colaborar de alguma forma? Entre em contato!

Site: projetosei.com.br
Facebook: fb.com/projetosei
Fone: (11) 99371-3235.
E-mail: escolasinovadoras@gmail.com.

Imagens e vídeo: Divulgação.