Com apresentações agendadas para fevereiro, no Barracão Cultural Sorocaba e março, no Auditório Francisco Beranger, em Votorantim, o Núcleo Rodarte, em parceria com o Agrupamento Andar7, apresenta o espetáculo de dança contemporânea “Silêncio”, que alia a dança e recursos tecnológicos, para despertar diferentes sensações e questionamentos no público.

Idealizado pela bailarina e atriz Évelin Bandeira, Silêncio apresenta um casal em conflito e incapaz de se comunicar, discutindo diferenças de gênero e expondo as suas fragilidades. O espetáculo procura construir um diálogo íntimo e poético com a simultaneidade dos acontecimentos – dança e projeção – utilizando uma narrativa capaz de transportar a plateia para um estado de permanente expectativa.

SILENCIO_FOTOGRAFIA_ANDREA_DIAS_1
A obra é fruto das pesquisas sobre as Artes do Corpo, realizadas pela artista ao longo de sua jornada acadêmica e profissional. Évelin é pós-graduada em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Estácio de Sá, possui formação em dança clássica, especialização em dança moderna na Companhia Nacional de Dança Moderna e Contemporânea de Cuba, na cidade de Havana, além de ter estudado TaKeTiNa com o austríaco Reinhard Flatischler.

“O Silêncio nasceu de uma necessidade muito grande, de discutir sobre a dificuldade de comunicação em relacionamentos pós-modernos. Procuramos com o espetáculo, expor as fragilidades de um relacionamento heteronormativo em desconstrução. Através da tecnologia, buscamos criar diversas leituras para uma mesma ação tridimensionalizando o cenário em questão, criando possibilidades de novas sensações para o público.” – Explica Évelin.

SILENCIO_FOTOGRAFIA_ANDREA_DIAS_4

O Projeto Silêncio foi contemplado pelo ‘Primeiras Obras de Dança’ 2015, do ProAC e com apoio da Epson, serão utilizadas projeções que buscam se relacionar com o movimento, a partir do uso de sensores e interfaces videográficas, que somam ao espetáculo, uma pesquisa de linguagem, tecnologia e ambiente visual.

A trilha sonora composta por Diego Sena, direção cênica de Luciana Ramin, artes multimidiáticas e narração artística de Gabriel Diaz-Regañon, figurino de Raiza Penteado e Gabriela Menezes, além da coreografia da bailarina Evelin Bandeira e dos bailarinos Eduardo Barros e Junior Lima, que revezam nos dias de apresentação.

SILENCIO_FOTOGRAFIA_ANDREA_DIAS_5

SERVIÇO:

Temporada em Sorocaba:
Data: 12, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de fevereiro.
Horário: 20:00 horas.
Lotação 50 Lugares.
Local: Barracão Cultural Sorocaba.
Endereço: Avenida Afonso Vergueiro, 310 – Centro.

Chegar 1 hora antes para retirada de ingresso.

Temporada em Votorantim:
4, 5 e 6 de março.
Horário: 20:00 horas.
Local: Auditório Francisco Beranger.
Endereço: Av. Ver. Newton Vieira Soares, 291 – Centro.

Chegar 1 hora antes para retirada de ingresso.

Informações:
nucleorodarte.com
facebook.com/nucleorodarte
facebook.com/projetosilencio

Fotos: Andrea Dias.